Manual de boas praticas de fabricação ANVISA - Nutri Mix Consultoria

Necessita de uma empresa para elaboração de manual de boas praticas de fabricação ANVISA ?

A Nutri Mix é uma empresa de Nutrição que executa esse tipo de serviço. Ao receber uma visita da vigilância Sanitária e não apresentar o manual de boas praticas operacionais e procedimento operacionais padronizados e mais uns documentos obrigatórios pela lei vigente.

 

O que é um Manual de Boas Praticas de Fabircação ?

O Manual de Boas Práticas de Fabricação é um documento onde estão descritas as atividades e procedimentos que as empresas que produzam, manipulam, transportam, armazenam e/ou comercializam alimentos, adotam para garantir que os alimentos produzidos tenham segurança e qualidade sanitária aos seus consumidores e para atender a legislação sanitária federal em vigor.

O Manual de Boas Práticas de Fabricação deve ser a reprodução fiel da realidade das empresas, descrevendo a sua rotina de trabalho, relacionando e anexando documentação comprobatória, os POP’s – Procedimentos Padrões de Higiene Operacional - adotados como: planilhas de controle, registros, check list, etc. Esse documento, Manual de Boas Práticas de Fabricação e os Procedimentos Operacionais Padronizados, deverá ser atualizado sempre que a empresa realizar alterações em sua estrutura física ou operacional e, sua apresentação será obrigatória para o licenciamento sanitário anual dos estabelecimentos

 

Para que serve o MBF ?

Boas Práticas de Fabricação da Anvisa para o setor alimentício é o que garante que os consumidores possam ter alimentos de alta qualidade, selecionados e que atendem a todas regras no que se refere aos padrões de excelência na fabricação.

Todas as normas que fazem parte das BPF foram elaboradas para que o consumidor tenha uma garantia sobre o que está comprando e consumindo. Assim, respeitar as normas trata-se de uma obrigação das indústrias para que possam oferecer os melhores produtos aos clientes, que é o que a Sorvetes & Açaí Lip’s faz desde o início de suas atividades.

 

Quer saber mais ? Clique aqui

 

Como elaborar o Manual de Boas Práticas de Fabricação ( MBF )

O processo de construção do manual deve ser focado em retratar a realidade do estabelecimento, além de atender os requisitos legais. Desta forma, os seguintes pontos devem ser levados em consideração:

1) Identificação do Estabelecimento

Primeiramente, deve-se detalhar as informações do estabelecimento. Nesta seção, as seguintes informações devem ser consideradas:

2) Responsabilidades

É muito importante definir as responsabilidades para cumprimento dos itens descritos no Manual de Boas Práticas de Fabricação – BPF, de forma a garantir que as informações realmente retratam a realidade da operação do estabelecimento.

3) Higiene Pessoal e Saúde dos Colaboradores

O Manual de Boas Práticas de Fabricação – BPF deve contemplar as regras de higiene e asseio pessoal que os colaboradores devem seguir, como por exemplo, proibição de adornos nas áreas de manipulação de alimentos. Além disso, é importante incluir a frequência com a qual o estabelecimento requer que os colaboradores higienizem as mãos e qual o procedimentoa ser seguido. É interessante incluir imagens nesta seção, como por exemplo o cartaz abaixo, de forma que fique educativo.

Além disso, devem ser incluídas as descrições dos uniformes dos colaboradores por função.

Por fim, deve-se descrever quais exames de saúde os colaboradores devem fazer e a respectiva periodicidade.

 

 

4) Instalações e Equipamentos

O Manual de BPF deve contemplar a descrição dos setores do estabelecimento, contemplando instalações e equipamentos. Atente-se a algumas regras relacionadas a esta seção.

5) Higiene do Ambiente

Esta seção do Manual deve contemplar as regras gerais de higiene do ambiente, sendo que os procedimentos detalhados estarão inclusos no Procedimento Operacional de Higiene do Ambiente. Atente-se a algumas regras relacionadas a esta seção!

6) Manutenção Preventiva e Corretiva

Nesta seção, deve-se descrever de forma sucinta as práticas de manutenção preventiva dos equipamentos executadas no estabelecimento a fim de prevenir falhas, além da execução de manutenção corretiva.

Lembre-se que os equipamentos que impactam diretamente na qualidade e segurança dos produtos devem ser prioridade no programa de manutenção, como por exemplo, geladeiras e freezers.

7) Manejo de Resíduos

As práticas de manejo de resíduos devem ser descritas nesta seção do Manual. É importante descrever se o estabelecimento segue alguma sistemática de separação entre resíduos recicláveis e orgânicos. Lembre-se que esta prática é obrigatória em alguns locais, consulte a legislação aplicável ao seu estabelecimento.

Não se esqueça de incluir a destinação do óleo de fritura, caso seja aplicável ao seu estabelecimento.

8) Compras

9) Controle de Pragas

Utilize esta seção para descrever as medidas preventivas e corretivas adotadas no seu estabelecimento para prevenir a atração, acesso e abrigo de pragas.

É importante descrever a frequência de execução de controle químico no estabelecimento, lembrando que a empresa contratada deve ser devidamente cadastrada na Vigilância Sanitária.

10) Utilidades

Nesta seção, você deve contemplar todos os controles relacionados as utilidades (Água e Energia) implementados para evitar contaminação dos produtos, por exemplo, análises de potabilidade, higienização da caixa d’água e instalação de luminárias com proteções contra quedas e explosões.

11) Operação

Utilize esta seção para descrever todos os controles implementados nas seguintes etapas:

12) Controle de Qualidade

Por fim, descreva a sistemática implementada (consultoria em Nutrição, nutricionista contratada, etc.) no estabelecimento para garantir o controle de qualidade.

Viu como as Boas Práticas são importantes para assegurar a qualidade dos produtos em todas as fases de produção até a venda e garantir a satisfação do cliente? Você tem dúvidas sobre esse assunto? Deixe um comentário no espaço abaixo!

 

 

Padronização do processo produtivo

De nada adianta o acompanhamento e padronização dos procedimentos de um restaurante se a equipe do mesmo não criar o hábito de segui-los. Por isso, quando trabalhamos na implantação das boas práticas em um estabelecimento, a equipe do mesmo é capacitada e conscientizada a respeito da importância das Boas Práticas. Com isso, o alinhamento da equipe garante a implantação efetiva do Manual de Boas Práticas (como explicamos no artigo) o que beneficia o restaurante muito além da questão fiscal.

Tendo esses benefícios em vista, as boas práticas possuem muito potencial para a otimização do funcionamento de seu estabelecimento. Basta que as mesmas sejam padronizadas em um manual por uma equipe capacitada, através de uma análise minuciosa das atividades do local e do treinamento da equipe de funcionários para a correta manipulação dos alimentos, promovendo o aumento da segurança e higiene, além da adaptação as regras da Vigilância sanitária (Anvisa).

 

Manual de boas praticas de fabricação ANVISA - Nutri Mix Consultoria

Consultoria Nutricional e Assessoria em Nutrição 

 

 

Assista ao nosso vídeo abaixo !!

 

Cursos...

Atendimento On-line em Consultoria Nutricional em SP / Consultoria e Assessoria para Bares / Nutricionista para escolas / Assessoria Nutricional - SP Nutri Mix / Recurso contra multa da vigilancia sanitaria - Nutri Mix / Defesa auto infração vigilancia sanitaria - Nutri Mix / Multa vigilancia sanitaria valor - Nutri Mix Assessoria Nutricional / Procedimento operacional padrão Pop´s - Nutri Mix Assessoria Nutricional / Pop vigilancia sanitaria alimentos - Nutri Mix Consultoria em Nutrição / Pop procedimento operacional padrão cozinha - Nutri Mix Consultoria em Nutrição / Pop anvisa restaurante - Nutri Mix Consultoria e Assessoria Nutricional / pop anvisa alimentos - Nutrix Mix Consultoria Nutricional / Pop procedimento operacional padrão alimentos - Nutri Mix / Pop procedimento operacional padrão anvisa Restaurantes - Nutri Mix / Pop procedimento operacional padrão anvisa - Nutri Mix / Manual de boas praticas Nutrição - Nutri Mix Consultoria / Manual de boas praticas de fabricação ANVISA - Nutri Mix Consultoria / Elaboração de Manual de Boas Praticas restaurantes / Nutri Mix / Manual de boas praticas de fabricação para industrias de alimentos - Nutri Mix Consultoria / Elaboração de Manual de Boas Praticas Pronto / Nutri Mix / Consultoria Nutricional / Nutricionista Centro SP / Consultoria Nutricional / Nutricionista Zona Leste SP / Consultoria Nutricional / Nutricionista Zona Oeste SP / Consultoria Nutricional / Nutricionista Zona Norte SP / Consultoria Nutricional / Nutricionista Zona Sul SP / Curso de Atendimento ao Cliente / Curso de como Elaborar Manual de Boas Práticas e POP’S / Curso de Implementação do Sistema HACCP / Curso de Auditoria HACCP / Preparando o Nutricionista e o Técnico em nutrição para Ingressar no Mercado de Trabalho / Curso de Higiene e Saúde / Curso de Organização de Ambiente, Câmara, Geladeira e Estoque / Curso de Procedimento de Limpeza e Desinfecção de Equipamentos, Utensílios e Ambiente / Curso para recém formados em Nutrição e Técnico em Nutrição / Curso Básico de Boas Práticas de Higiene e Manipulação / São Paulo / /